Deméter é a deusa da agricultura, dos cereais e da colheita, aquela que nutri a terra. Na mitologia romana era conhecida como Ceres. É uma das deusas vulneráveis porque sua realização e felicidade estão ligadas aos filhos. Sua grande satisfação é a gestação e a amamentação. Deméter é aquela que nutre, que fornece o alimento material e espiritual. Deméter é a mulher generosa, a grande mãe. É o símbolo da fartura e da prosperidade. Ensinou aos homens a lidar com o plantio e a colheita. Ensinou as mulheres a fazerem o pão.
Se observarmos o universo e a natureza, percebemos que tudo nos é dado em abundância: a água, o oxigênio, a energia do sol, o alimento… Somos corpos de pura energia e, como tal, atraímos ou repelimos outros corpos. Assim, devemos também ter cuidado com aquilo que desejamos e pensamos. Quando eu penso que não consigo aprender uma língua estrangeira, por exemplo, o meu cérebro se “convence” disso e confirma a minha afirmação bloqueando, sabotando e dificultando qualquer processo de aprendizado. Ou, se fico pensando muito insistentemente que alguma coisa vai dar errado, acaba dando mesmo.
Estudos das neurociências complementam esta teoria, uma vez que já se sabe que é no cérebro que processamos nossas crenças e de onde construímos a realidade. Assim como acontece na natureza, precisamos criar um ciclo virtuoso para que possamos criar uma vida de muito mais abundância e prosperidade. É importante ressaltar que ambos os termos são muito mais amplos e não estão relacionados apenas ao dinheiro. É fundamental que percebamos o quanto somos e podemos ser abundantes e prósperas em nossas saúdes física, emocional e espiritual, em nossos relacionamentos, em nossa carreira e por aí vai.
A roda da abundância é uma ferramenta que utilizamos para entendermos o ciclo da prosperidade, que não é uma porção mágica e nem nenhuma fórmula milagrosa. É apenas um novo jeito de ver o mundo e uma real mudança de atitude diante dos fatos da vida. Para entendermos essa roda, é importante que fiquem claro alguns conceitos:
Para que criemos um ciclo de abundância e prosperidade em nossas vidas, devemos desenvolver algumas habilidades e entender o conceito de identidade implícito neste ciclo. Quatro são as fases da roda: declarar, solicitar, arriscar e agradecer
Declarar
DECLARAR – a “infância”. Fica fácil entender quando pensamos numa criança. Esta é a fase da vida em que começamos a perceber o que é o senso de identidade, ou seja, ainda bebê, ela consegue sentir que sua existência está ligada a um nome. Ela então se DECLARA João, Maria, Ana ou José… Uma outra coisa muito interessante é que a criança DECLARA ser o que quiser e acredita nisso. Por exemplo, ela declara ser o Super Homem ou a Mulher Maravilha e é capaz até de tentar sair voando. É também a etapa em que a motivação, que é totalmente intrínseca, está altamente ativa porque a criança não tem crises existenciais. Esta é a fase da vida na qual o ser recebe tudo do outro. Precisa do outro para exercer atividades das mais elementares e vitais.
Dica: Comece DECLARANDO que você já é uma pessoa de sucesso e que TUDO que sempre desejou de verdade e intensamente na vida, você conquistou. (sou capaz de apostar que isso é verdade) Pense em tudo que tem em abundância que vai lhe permitir realizar este sonho: saúde física perfeita, habilidades cognitivas, pelo menos 20 minutos por dia para se dedicar aos estudos, aplicativos e website disponíveis, etc.
Solicitar
SOLICITAR: a adolescência. Como tal, é a fase dos sonhos, dos planejamentos, de estabelecer e desenvolver as primeiras parcerias, relacionamentos sexuais e amizades. O adolescente vive aqui um grande conflito porque não é mais criança nem é adulto ainda. Tem um grau de dependência muito grande, seja financeira, seja de mobilidade, seja afetiva… O adolescente para conseguir fazer tudo que deseja precisa desenvolver uma enorme habilidade e atitude de SOLICITAR. É preciso pedir tudo ou quase tudo.
Dica: SOLICITE ajuda. Se para realizar seu sonho, precisa da colaboração do outro, SOLICITE tempo, conhecimento, recursos… enfim, seja lá o que for. Pode ser até uma bolsa de estudos ou desconto em alguma escola.
Arriscar
ARRISCAR: a fase adulta. Este é o período da vida que exige ação e demanda muita energia para que os sonhos da adolescência se tornem realidade. É a hora de arriscar, de ter foco, de fazer escolhas. É nessa fase que as pessoas mais realizam, mais conquistam (dinheiro, relacionamento, patrimônio, etc). É também o momento em que está em condições de DOAR. Os pais vão doar seu tempo, amor, recursos financeiros, energia… para os filhos. Os profissionais ou empresários vão doar seu tempo, sua força de trabalho, seus conhecimentos… e por ai vai.
Dica: ARRISQUE. Talvez esta seja a grande chave do sucesso para quem quer aprender alguma coisa. ARRISQUE! Fale, escreve, faça gestos, caras e bocas, mesmo que errado, faça. Lembre-se sempre: antes feito que perfeito.
Agradecer
AGRADECER: o momento do ancião ou anciã. Esta é a fase da sabedoria. É quando chegamos no ápice, no ponto de entender que a vida é uma escola na qual não há perdedores ou vencedores como num ring de luta, mas há sempre aprendizado. É a hora de agradecer tudo que foi ou é bom e tudo que foi difícil, sofrido, dolorido, às vezes até trágico, e entender que era o que você teria que viver e que algo lhe ensinou e lhe transformou. Sempre que desejar muito algo, foque naquilo que já tem em primeiro lugar.
Dica: AGRADEÇA tudo e todos que te ajudam, ajudaram e que poderão ainda lhe ajudar mais. Sempre que algo sair errado ou como você não desejou, olhe com muita positividade, encontre a intenção positiva, agradeça a oportunidade de aprender ou o livramento e faça diferente da próxima vez. Agradece, em caso de perda de um ente querido a benção e o privilegio de ter convivido com aquele ser enquanto esteve neste plano.
NUNCA FOQUE NA ESCASSEZ. Para criar um ciclo virtuoso de prosperidade na sua vida, exerça a gratidão intensamente. Se você foca na ESCASSEZ, jamais irá avançar. Por exemplo, se diz o tempo todo que precisa de dinheiro, está hipervalorizando a escassez. Ao contrário, faça uma lista de tudo que tem em abundância que lhe permitirá ter o dinheiro que quer. Foque nos seus talentos, na sua rede de relacionamento, nos recursos que já possui… Declare para o universo que você já é uma pessoa muito próspera, visualize sua vida com muita saúde, cercada das pessoas que ama, possuindo os bens que sonhou e agradeça TUDO que já conquistou e que irá conquistar.
Faça sua roda da abundância e prosperidade girar. A única pessoa verdadeiramente capaz de dar vida, movimento e combustível a esta roda é VOCÊ.