Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, o IBGE, entre 2013 e 2018, a população feminina brasileira deverá crescer 4.2%. Desde 2012, o número de mulheres é maior que o número de homens, e, desde a década de 1970 a atuação feminina em diversos setores cresceu e cresce vertiginosamente.
Na sociedade contemporânea, a mulher vem exercendo uma infinidade de papéis que vão desde a maternidade, vida conjugal, sexual e afetiva, responsabilidades domésticas e o protagonismo no mundo dos negócios. Desde tempos mais remotos, a multiplicidade de tarefas destinadas e naturais do feminino tem dividido espaço com a quebra de paradigmas, busca por igualdade de direitos, e, principalmente, respeito. É uma mudança profunda numa sociedade de comportamento patriarcal que ainda não compreendeu, em muitos casos, que o papel da mulher deixou de ser apenas doméstico e de constituir uma família, mas que passou a ser também fundamental no crescimento econômico do país.
Entretanto, os desafios ainda são imensos porque a mulher tem que lidar com a dupla ou até tripla jornada, conciliando os afazeres domésticos, os cuidados com os filhos, com seu trabalho e profissão. Para muitas mulheres, o emprego não é a primeira opção, uma vez que ela preza por ter mais tempo e qualidade de vida. Empreender e ter o próprio negócio têm sido o caminho que algumas delas escolhem.
Em geral, o brasileiro é conhecido por ser um povo criativo e empreendedor. Entretanto, as estatísticas mostram que em média 60% das empresas fecham antes de completar 5 anos por falta de uma boa gestão. As mulheres têm, em geral, um perfil empreendedor diferente do homem e os desafios são inúmeros. Se conhecer em primeiro lugar e conhecer o que é empreender, quais os possíveis riscos e oportunidades de um novo negocio são fundamentais.
O processo de Coaching, que é essencialmente num processo de desenvolvimento pessoal, ajuda enormemente no que diz respeito ao autoconhecimento porque traz à tona as suas virtudes, mas também lhe ajuda a reconhecer e transformar as suas limitações e fraquezas. É um instigante e maravilhoso exercício que lhe guia por um caminho para que alcance a realização que busca na sua vida pessoal e profissional.
Parece jargão ou lugar comum dizer que as pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que fazem o que gostam, mas é a mais pura verdade. A grande questão, porém, é saber o que realmente você gosta e isso só é possível quando você verdadeiramente se conhece, sabe o que lhe dá prazer e consegue, inclusive, dizer não para aquilo que definitivamente vai lhe deixar insatisfeita, frustrada ou infeliz.
Autoconhecimento é algo perfeitamente possível de se desenvolver a partir do Coaching que permite que você busque as respostas para perguntas que possam lhe impulsionar a alcançar seus objetivos.
Parte importante deste processo é Identificar o seu perfil e desenvolver uma série de habilidades. Assim, o Coaching vai lhe ajudar a:
- ter consciência de onde você está e aonde quer chegar;
- saber como atingir seus objetivos e quais ferramentas usar;
- descobrir como é o seu mapa mental e como transformá-lo no mapa mental de uma mulher realizada;
- melhorar meus relacionamentos e ter pessoas que te apoiam e te ajudam a atingir meus objetivos;
- desenvolver uma liderança positiva na qual as pessoas te respeitem e te sigam espontaneamente;
- descobrir o que deve ser alimentado e como nutrir as relações para que sejam saudáveis;
- sentir-se mais produtiva a partir de ferramentas de gestão de tempo e como fazer com que o tempo aja a seu favor ;
- descobrir qual o seu propósito de vida;
- transformar crenças limitantes em crenças potencializadoras;
- reconhecer o papel do belo, da sensualidade e do amor. Como se tornar uma mulher verdadeiramente interessante que atraia a atenção das pessoas e o desejo de elas estarem perto de você.
E é possível desenvolver um perfil empreendedor? O Brasil é um país em desenvolvimento e, portanto, cheio de oportunidades para quem quer buscá-las e está atento às tendências do mercado e às inovações. O modelo de emprego CLT que conhecemos hoje está fadado a morrer e as relações de trabalho se transformarem ainda mais. Nessa onda, o empregado ou colaborador deverá ser muito mais um profissional liberal que definirá o seu plano de carreira e até a sua carga horária de trabalho à partir das suas demandas pessoais e do mercado. Neste sentido, cabe ao profissional identificar uma oportunidade e transformá-la em algo que lhe traga resultado. Empreender é executar e realizar algo. Neste sentido qual é o seu empreendimento? Não importa qual seja seu empreendimento, você pode fazer dele um projeto de Grande Sucesso.
Fundamental é conhecer técnicas e ferramentas de gestão que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento. Entender conceitos e o perfil predominante de Empreendedores e intra-empreendedores, quais são os pontos divergências e congruência, saber utilizar o marketing pessoal a favor do seu negócio, conhecer as ferramentas de Modelo de Negócio e todos os atores que estão envolvidos para o sucesso do seu empreendimento ou da sua carreira e saber fazer uma boa gestão e planejamento financeiro da sua vida pessoal e do seu negocio são alguns dos aspectos que qualquer pessoa pode desenvolver e chegar num ponto de realização pessoal e de sucesso profissional enormes.
Pode crer, se autoconhecer e autodesenvolver vale muito a pena.